Seja Bem Vindo, agora são:, do dia:
Ministérios
Bíblia
Entretenimento
Estudo Bíblico

Ansiedade, Sofrimento e a Dor

Na verdade, a grande maioria das pessoas,  está sofrendo por algum motivo neste momento!
O motivo pode ser físico, ou sentimental ou emocional, profissional ou financeiro ou pessoal ou familiar...  
O maior sofrimento nos dias de hoje tem sido provocados pela sentimento de solidão e pela ansiedade no coração das pessoas..
Talvez você seja uma dessas pessoas que está sofrendo hoje! E os motivos podem ser diversos... Mas sabemos que o sofrimento dói...
 
Às vezes temos que  aprender a aceitar o sofrimento de situações que não podemos evitar, pois a aceitação ameniza o sofrimento e a dor.
A revolta contra o sofrimento só aumenta a dor, e às vezes nos impede de ver todas as possibilidades existentes para encontrar a solução dos nossos problemas.
Quando nos revoltamos contra o sofrimento, a tendência é aumentar o sofrimento e não amenizá-lo .
 
A própria Bíblia nos mostra em muitas passagens que o homem passará por tribulações em sua breve existência aqui na terra.
Em Jó 14:1, lemos que “o homem nascido de mulher, vive breve tempo, cheio de inquietações “.
 
A Palavra de Deus nos revela também que o sofrimento é uma realidade conseqüente da queda do homem, isto é, do pecado que nos atinge (Gn 3:16)
 
Até mesmo a natureza geme por causa da desobediência do homem. Basta olhar para os problemas que estamos vivendo atualmente por causa da poluição, desmatamento, contaminação da água, etc...
 
Portanto o sofrimento se tornou um fato natural da vida que vivemos aqui. O sofrimento não é mais uma situação excepcional ou extraordinária.
Todos passam de uma maneira menos intensa ou mais intensa por problemas, dificuldades, tribulações e provações, sejam elas físicas, materiais ou emocionais.
Até os mais otimistas são obrigados a reconhecer que o sofrimento é um fato característico e significativo da vida humana.
 
Apesar do cristão ter sido liberto da condenação do pecado, e de gozar da proteção e dos cuidados do Senhor, ele não está livre do sofrimento .
Mesmo porque as vezes, o próprio Senhor permite o nosso sofrimento, para o nosso crescimento na fé e no conhecimento Dele.
 
Afora o sofrimento provocado por fatos naturais como a morte, ou dores de parto por exemplo, às vezes o sofrimento pode ser provocado também pelo inimigo de nossas almas, o diabo, pois a bíblia nos ensina em 1 a. Pe 5:8 que o diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar.
 
Temos como exemplos na bíblia o próprio sofrimento de Jó, enfermo, e com a sua vida praticamente destruída pela ação do maligno.
Porém, Deus limitou a ação do inimigo na vida de Jó, pois Jó era um homem temente a Deus. Isso acontece também na vida dos que o amam e o temem nos nossos dias! Deus permite, porém limita a ação do maligno  na vida dos seus filhos, para a nossa disciplina as vezes.
 
Outras vezes nós mesmos somos os responsáveis pelo que nos acontece.
Agimos de forma descuidada e inconseqüente muitas vezes, seguindo apenas os desejos do nosso coração e nos esquecendo daquilo que o Senhor nos ensina e nos manda fazer.
 Vemos em Gl 6:7 “Aquilo que o homem semear, isso também ceifará”.
E a Palavra de Deus se cumpre inteiramente.
 
Existe até um ditado no mundo que diz: Quem planta vento colhe tempestade. Ainda que seja um provérbio popular, ele espelha uma grande verdade contida na Palavra de Deus!
 
A verdade é que o nosso comportamento, as nossas ações no dia a dia, sempre trarão alguma conseqüência para a nossa vida. Elas podem ser positivas ou negativas.
Alguns conseguem construir vidas melhores do que os outros, e às vezes não entendemos o porquê;  porém se olharmos mais de perto, veremos que há uma diferença no modo de agir de cada um.
 
Alguns se esforçam mais do que os outros, uns são mais dedicados ou determinados do que outros. Alguns são mais econômicos,enquanto outros são gastadores, alguns são pacientes e outros impulsivos, e assim por diante.
 
A Bíblia diz que “aquilo que o homem semear, isso também ceifará”. Essa é uma lei que muitas vezes não percebemos, mas que se cumpre na nossa vida todos os dias. O que plantamos no passado estamos colhendo agora, e o que estamos plantando hoje, vamos colher mais à frente.
Isso explica em parte o que vivemos hoje e o que poderemos viver amanhã...
 
O que estamos vendo , no entanto, é que o sofrimento é um fato característico da vida humana.
É praticamente impossível encontrarmos alguém que nunca sofreu ou que não sofre atualmente por algum motivo.
 
Atente para isto: da mesma maneira como o homem nasce e morre naturalmente, desde que existe humanidade decaída, também vemos que o sofrimento percorre a história do homem desde a sua queda .
 
O que eu estou dizendo é que o sofrimento é algo inevitável ? Seria isso ?
Sim, é exatamente isso .
O sofrimento é algo inevitável na vida do ser humano, pois o Senhor Jesus afirma categoricamente : No mundo tereis aflições...mas tendes bom ânimo, eu venci o mundo! (João 16:33).
 
O apóstolo Pedro também nos fala em sua 1 Carta 4:12 : Amados, não estranheis o fogo ardente que surge no meio de vós, destinados a provar-vos; como se alguma coisa extraordinária vos estivesse acontecendo...
 
Portanto meus amados, você pode lutar com todas as suas forças para tentar não sofrer, mas você entenderá no final, que o sofrimento faz parte da sua vida há muito tempo.
 
Mas então não há esperança ? Terei que sofrer na minha vida ? você pode estar perguntando!
 
Bom, eu não disse que não há esperança. Estou dizendo que o sofrimento faz parte da vida diária das pessoas, porém existe esperança sim, pois o próprio Senhor Jesus nos exorta: tendes bom ânimo!!
 
Na verdade o ser humano luta sempre contra o sofrimento e ele pode sair vitorioso nessa luta.
 
Para que enfrentemos o sofrimento e sejamos vitoriosos é necessário em primeiro lugar nascer de novo!
Se você já é um cristão verdadeiro você já sabe o que é nascer de novo!
 
Nascer de novo é passar pelo arrependimento, é examinar o seu interior, seus pensamentos, seus desejos, suas ações, suas intenções, e descobrir quanto mal há em você!
Examine-se! Veja os pensamentos errados, os desejos impuros, o ódio muitas vezes, o desejo de vingança, as mentiras, ainda que pequenas, as coisas escondidas, muitas coisas que se as pessoas soubessem, nós ficaríamos grandemente envergonhados!
 
As pessoas não sabem, mas Deus sabe e vê todas as coisas!
 
Então é preciso arrepender-se dos seus pecados e pedir perdão à Cristo para receber dele uma nova vida; a vida que o homem tinha antes de desobedecer a Deus e cair no jardim do Éden.
 
Esta é a primeira condição e a condição básica para enfrentar e vencer o sofrimento. Arrepender-se e crer que o Senhor Jesus é capaz de perdoar e limpar os seus pecados, pois lavou-os com seu sangue na cruz!
 
É necessário nascer de novo para que você possa ter autoridade sobre o maligno e vencê-lo pois vemos em  Tiago 4:7: “Resisti ao diabo e ele fugirá de vós “.
Somente podemos resistir ao diabo se nos tornarmos filhos de Deus, através do arrependimento dos nossos pecados e pela fé em Cristo Jesus.
 
Gálatas 3:26 “Pois todos vós sois filhos de Deus mediante a fé em Cristo Jesus. 27 Pois todos quantos fostes batizados em Cristo, de Cristo vos revestistes”.
 
Ora, quem está revestido de Cristo sempre vence o maligno.
O que é ser revestido de Cristo?
É conhecê-lo, ter comunhão com ele, desejar obedecer a sua palavra, ter um relacionamento íntimo com o Senhor através da oração  e da leitura  diária da sua palavra .
Portanto revesti-vos de Cristo e o diabo será derrotado em vossa vida, e os sofrimentos que o diabo tenta trazer para a sua vida não acontecerá, pois estás revestido do poder e da autoridade do filho de Deus. (Lucas 10:19) “ Eis que vos dou autoridade...sobre todo poder do maligno e nada vos causará dano”
 
Também se você nasceu de novo,  você crê que Jesus Cristo é o Filho de Deus e como conseqüência disso você também receberá nova vida em Jesus Cristo: em João 10:10 Ele nos diz “O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir, eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância”.
 
Se você agora é de Cristo, você receberá de Cristo nova vida, vida abundante, vida restaurada, vida eterna. É promessa Dele!
 
Bom, tendo vencido o maligno, temos ainda o sofrimento causado pelos nossos próprios erros e também pelos erros das pessoas que estão ao nosso redor.
 
Em Oséias 4:6, lemos o seguinte: “ O meu povo está sendo destruído porque lhe falta o conhecimento...”
 
Às vezes sofremos por não conhecermos o Deus que temos, por não sabermos do seu poder, do seu amor, da sua proteção e das suas promessas.
Se você agora é filho de Deus, é necessário que você conheça quem é o seu Pai, o que ele é, o que ele pode e o que ele tem para você.
 
O apóstolo Paulo nos ensina em Romanos 12: 2, “e não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável  e perfeita vontade de Deus”.
 
Paulo fala de experimentar a vontade de Deus, pois ela é boa, perfeita e agradável para as nossas vidas..
Você tem experimentado a vontade de Deus ?
Experimentar exige conhecê-la, vivê-la, cumpri-la, envolver-se com ela, entendê-la, apossar-se dela, confiar nela.
Experimentar é muito mais do que conhecer, é fundir-se com ela.
É ser controlado pela vontade de Deus, é ser dirigido por ela, é andar com ela, dia e noite, em todo momento e em todos os lugares!
 
Então você começará a perceber que o sofrimento tornou-se quase nada na sua vida, porque a vontade de Deus é boa, perfeita e agradável para você.
 
Você começa a sentir  que ela é boa para você, você é dirigido por ela, ela é perfeita, você anda nela e com ela, e ela é agradável, pois você vai começar a se alegrar por vivê-la e por compartilhá-la com as pessoas que você encontra..
 
Quem está vivendo assim, não sente  o mesmo o sofrimento de  quem está no mundo, por que já não anda por vistas, mas anda pela fé, anda mediante as promessas de Deus.
O sofrimento normalmente está dentro de nós, não está fora de nós, está em nossa mente e em nosso coração...
Você olha para as pessoas e não vê o sofrimento delas...
Então a solução tem que acontecer de dentro para fora!
 
Quando o seu interior começa a ser restaurado pela Palavra de Deus, então o sofrimento começa a sair do seu coração... e a palavra nos ensina que o coração alegre aformoseia o rosto!! Você vai ficar até uma pessoa mais bonita !!! mais agradável, mais sociável...
 
Descansa no Senhor e espera Nele..(salmo 37;7)
Ele é fiel, Ele nos ajuda, Ele nos guarda, Ele nos consola, Ele nos abençoa, Ele nos faz prosperar, Ele nos livra de todos os nossos inimigos, Ele nos livra do mal, Ele nos livra das tribulações, Ele é socorro bem presente na hora da angustia, Ele é nosso escudo e fortaleza, Ele sacia a nossa alma de bens...
 
Quantas promessas maravilhosas!! E elas se cumprem na vida daqueles que confiam em Deus!
 
E o sofrimento, bem, quase não nos lembramos mais dele, pois nos alegramos no Senhor, confiamos no Senhor e esperamos Nele.
O Senhor é tão presente em nossa vida, que o sofrimento tornou-se algo secundário, pois sabemos que é passageiro, pois o choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã (salmo 30:5).
Essa noite pode ser curta ou longa, mas com certeza o dia vai amanhecer!
Agora ando de fé em fé, de graça em graça, de vitória em vitória!
 
Existe uma esperança. Ela está em Cristo. Busque-o e Ele se deixará achar, encontre-o e você viverá a vida abundante que ele nos promete e nos dá.
Lemos em Jeremias 29:11 Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais.
 
Lembre-se que Ele levou sobre si as nossas dores! O castigo que nos trás a paz estava sobre Ele!
 
Se você leva uma vida com Deus  “ mais ou menos”, como costumo dizer daqueles que só o procuram na dor ou na dificuldade, então dificilmente você provará a vida abundante que Ele tem preparado para os seus!
 
Se porém, você buscá-lo intensamente, com coração humilde e sincero, Ele vai transformar o seu sofrimento em alegria contagiante, em paz e serenidade, e em confiança, para enfrentar qualquer dificuldade que tiver que passar .
 
O Senhor Jesus quando teve que passar pelo grande sofrimento da cruz, buscou a Deus intensamente no Getsêmani. Ele sempre buscou o Pai em oração para passar pelo sofrimento enquanto esteve aqui... Sempre teve comunhão com Deus, por isso Ele não falhou, apesar de tudo que passou!!
 
Deus usa o sofrimento para crescermos na fé e para o buscarmos de todo o nosso coração.
Os que aprendem isso, e o buscam, saem mais rapidamente dos sofrimentos pelos quais passam na vida e se tornam pessoas mais fortes, maduras e equilibradas, pois sabem que a sua força está naquele que pode todas as coisas!
 
Ore comigo: Senhor amado, em nome do teu filho Jesus, quero pedir que os teus ouvidos estejam abertos  à minha oração.
Arrependo-me dos meus pecados Senhor e te peço perdão!
Quero aprender a tua Palavra e a tua vontade cada dia mais. Ensina-me a andar nos teus caminhos e a colocar em prática na minha vida os teus mandamentos! Firma os meus passos nas tuas veredas e a minha vontade esteja presa aos teus conselhos!
Capacita-me para resistir ao maligno e ajuda-me a entender os meus sofrimentos!
Derrama sobre mim o teu Santo Espírito e as tuas bênçãos se manifestem na minha vida por onde eu andar. Em  nome de Jesus! Amém!


Autor: Pr Rogério

 Copyright © Comunidade do Evangelho Pleno | Todos os Direitos Reservados